Results for 'Guilherme Coelho da Rocha de Castro'

991 found
Order:
  1.  15
    The Sky is the Limit: Evaluating Business Models from an Integral and Non-Reductionist View of Reality.Guilherme Coelho da Rocha de Castro & Humberto Elias Garcia Lopes - 2024 - Philosophy of Management 23 (1):125-151.
    This paper presents an ontological perspective that enables evaluating the effectiveness of business models from an integrative worldview. Different groups’ fragmented and reductionist views on this topic create a dichotomy that makes it difficult to compare and analyze them in practice. Such groups use different values for some components, which may result in neglecting others and their interrelationship. This study discusses a functional characteristic of business models that academia still needs to address. It explores new frontiers in the field, such (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  8
    Isenções Tributárias Nos Municípios Brasileiros: A Iniciativa Parlamentar e a Necessidade de Estudos Prévios de Impacto Econômico-Orçamentário.Guilherme Aparecido da Rocha & José Eduardo Costa Devides - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):222.
    O presente artigo analisa a compatibilidade das leis de iniciativa parlamentar que instituem isenções tributárias em face da Constituição da República de 1988 e da Lei de Responsabilidade Fiscal, no contexto de crise econômica. Em conclusão, observou-se o risco de consequências prejudiciais ao Estado se não for enfrentado o problema da legalidade das leis tributárias de iniciativa parlamentar. O método de abordagem utilizado na pesquisa foi o dialético jurídico, notadamente à confrontação dos modelos econômicos de John Maynard Keynes e Friedrich (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  30
    Crítica de libros.José A. Zamora, Antonio Casado da Rocha, Jorge Riechmann, Adrián Almazán, Carmen Madorrán Ayerra, Javier Romero Muñoz, Fernando Arribas Herguedas, Javier Cigüela Sola, Alfredo Saldaña Sagredo, Clara Navarro Ruiz, Cristopher Morales, Manuel Toscano, Roberto Navarrete Alonso & Ignacio Castro - 2016 - Isegoría 55:707.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Estratificação do risco cardiovascular em cadeirantes jogadores de basquetebol.Kelen Cristina Estavanate de Castro, Ana Clara Garcia Guimarães, Guilherme Junio Silva, Marconi Guarienti, Maria Georgina Marques Tonello, Olímpio Pereira de Melo Neto, Karine Cristine de Almeida & Daniel dos Santos - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Objetivou-se estratificar fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) em dez anos em jogadores de basquetebol em cadeiras de rodas. O percentual de risco cardiovascular foi estratificado pelos escores de Framingham (ERF) e de Risco Global (ERG). Dos treze jogadores avaliados, 38,46% apresentava sobrepeso e obesidade e 77%, alterações na porcentagem de gordura corporal e na circunferência abdominal. O ERF identificou 15,38% dos jogadores com risco intermediário para desenvolvimento de DCV e pelo ERG, 15,4% dos homens apresentava risco intermediário, 7,7% (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Gildo Marçal Brandão: itinerários intelectuais.Simone de Castro Tavares Coelho (ed.) - 2010 - São Paulo: FAPESP.
    Esta é a biografia de Gildo Marçal Brandão. A obra apresenta não só seus escritos, mas também informações biográficas, imagens, entrevistas e relatos de vários momentos considerados memoráveis da participação de Gildo no debate intelectual e político. Combinando trabalho meticuloso, os organizadores do presente volume têm o mérito de fazer tudo isso, uma vez que foram reunidos textos inéditos ou esparsos de Gildo, registros fotográficos, depoimentos de sua esposa - Simone Coelho - prefácios de dois de seus mais próximos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Homenagens.Alfredo Dinis, Manuel Morais, Lúcio Craveiro da Silva, Acílio da Silva Estanqueiro Rocha & Aníbal Pinto de Castro - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (1):95-125.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Teoria Mimética e vulnerabilidade do sujeito – Ou: René Girard, Sigmund Freud e Oswald de Andrade | Mimetic Theory and the vulnerability of the subject – Or: René Girard, Sigmund Freud and Oswald de Andrade.João Cezar de Castro Rocha - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):69-77.
    ResumoEsse artigo propõe um contraponto entre a teoria mimética de René Girard, as considerações freudianas sobre sujeito e a obra de Oswald de Andrade. O sujeito mimético coincide com o sujeito antropofágico oswaldiano, pois idêntica divisa poderia defini-los, transformando o alheio em próprio, e transformá-lo a tal ponto que as fronteiras entre o eu e o outro se confundem. Cada um a seu modo, Oswald de Andrade e René Girard assimilaram criativamente a lição freudiana, especialmente a leitura de Totem e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Análise epistemológica da produção do conhecimento em Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira/PA.Laine Rocha Moreira, Luiz Felipe dos Santos & Peterson de Castro Pereira - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo-exploratório que objetiva analisar a produção do conhecimento do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira, no período de 2011-2018. Os achados apontam uma evolução do modo de produzir conhecimento, pois constatou-se uma redução dos vazios analíticos presentes nas pesquisas analisadas. Conclui que há um aumento no rigor cientifico presente nas produções devido uma maior utilização de técnicas, metodologias e teorias consistentes para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Alguns pensamentos sobre a leitura e os estudos destinados ao uso de um cavalheiro.Rodrigo Jungmann de Castro - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    Escrito em 1703, no ano anterior à morte de John Locke, este breve ensaio nos fornece uma visão das concepções pedagógicas maduras de Locke, que de certa forma complementam aquilo que podemos depreender da leitura dos seus “Alguns Pensamentos sobre a Educação”, obra datada de 1693. Estritamente ancorado nas concepções empiristas de Locke, este último tratado se ocupa da educação da criança e de sua relação com os pais ou, alternativamente, os preceptores. O texto que o leitor tem em mãos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Além do Devir-animal: a co-criação egoísta da individualidade em um enterro budista de cachorros robôs | Beyond becoming-animal: the egoist co-creationof individuality in a robot-dogs Buddhist funeral.Guilherme Castro Nunes Mesquita & Newton de Oliveira Lima - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):313-337.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Formação continuada de professores: uma nova configuração a partir da lógica do mercado.Adriana Rocha da Silva & Alda Maria Duarte Araújo Castro - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno.Rose de Melo Rocha & Gisela G. S. Castro - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):48-59.
    Esse artigo discute a intensa imbricação entre mídia, cultura e consumo, tomando esta articulação como um aspecto central no contexto contemporâneo. Será analisado o papel do entretenimento e das paisagens audiovisuais como principais produtos da cultura midiática, sendo a espetacularização e a estetização do cotidiano entendidos como eixos organizadores dos padrões econômicos e socioculturais do mundo atual. Discutiremos a centralidade da visualidade na pós-modernidade, sem descurar da forte pregnância da sonoridade e da escuta nas nossas práticas culturais. Sendo assim, propomos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    “Para a conversão das almas”: conquista espiritual, governo civil e defesa dos nativos nas Filipinas. A época missionária, 1565-1581.Carlos Guilherme Rocha - 2016 - Dialogos 20 (2):132.
    Este artigo analisa a atuação dos missionários agostinianos e franciscanos descalços na primeira fase da colonização espanhola das ilhas Filipinas. Através de correspondências e relatos dos freis e autoridades civis atuantes nas ilhas, são destacados os modelos de ‘bom governo’ projetados pelos religiosos, bem como os mecanismos pelos quais os eclesiásticos influenciaram ou tentaram influenciar o processo de conquista do arquipélago asiático, especialmente no que toca à incorporação dos nativos e à prática da encomienda.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Filosofia, tragédia e ensino do homem grego.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes & Maria Elizabeth Bueno de Godoy - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019014.
    O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  30
    Les involontaires de la patrie.Eduardo Viveiros De Castro, Armand Aupiais-L’Homme & Henrique Rocha De Souza Lima - 2017 - Multitudes 69 (4):123.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. L'ultimo dei porcospini: Intervista con René Girard.P. Antonello & J. De Castro Rocha - 1996 - Iride: Filosofia e Discussione Pubblica 19:9-56.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Historia cultural latinoamericana y teoría mimética:¿ por una poética de la emulación?João Cezar de Castro Rocha - 2010 - Universitas Philosophica 27 (55):105-121.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    Latinamerican cultural history and mimetic theory: For a poetics of emulation.João Cezar de Castro Rocha - 2010 - Universitas Philosophica 27 (55):105-121.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Bachelard: o contexto do racionalismo epistemológico na filosofia das ciências.Gabriel Kafure da Rocha, Marina Ferreira de Sousa, Rosimar Emília Xavier de Sousa & Rosimar Emilia Xavier de Sousa - 2018 - Perspectivas 1 (2):34-51.
    O presente artigo pretende esclarecer a problemática da epistemologia como fundamento para a compreensão filosófica das ciências. Para isso, contamos com a visão do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962), focando principalmente no seu texto O racionalismo aplicado (publicado em 1949) e a sua teoria que busca demonstrar a complexidade presente nas linhas de pensamento construídas na história da filosofia: o empirismo e o racionalismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Atividade curricular em comunidade E sociedade E os povos tradicionais: Experiência de Campo do curso de direito da universidade federal da bahia.Júlio César de Sá da Rocha & Roberta Nascimento da Silva - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE E OS POVOS TRADICIONAIS: EXPERIÊNCIA DE CAMPO DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  28
    A opressão simbólica e a resposta do oprimido.Raquel Rocha de Queiroz E. Sousa & Andrey da Silva Brugger - 2018 - Ratio Juris 13 (26):179-192.
    O presente trabalho tem o objetivo de conectar a teoria criada por Pierre Bourdieu sobre a violência simbólica e o texto de Audre Lorde, The use of anger: women responding to racism do seu livro Sister Outsider; demonstrando a importância do debate sobre a relação entre dominante e dominado a partir do viés racial, tema abordado por ambos autores em seus textos. Com este fito, pretendemos diferenciar os resultados objetivos do ódio, raiva e culpa, bem como o modo que as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  30
    Mimetic Theory and Latin America: Reception and Anticipations.João Cezar de Castro Rocha - 2014 - Contagion: Journal of Violence, Mimesis, and Culture 21:75-120.
    The task of mapping the reception of mimetic theory in Latin America presents two challenges. On the one hand, rather than looking at just one country, this study has to take into account a mosaic of nations making up a continent, each with their own local diversities and particular complexities. Such circumstances impose specific rhythms onto the assimilation of Girardian thought, and being aware of these rhythms is vital to understanding the precise impact of mimetic theory. On the other hand, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  23.  15
    A topo-ontology of Heidegger and Bachelard.Gabriel Kafure da Rocha - 2020 - Ideas Y Valores 69 (172):33-56.
    RESUMO Este artigo pretende traçar as possibilidades de aproximação entre ambos os filósofos por meio do prisma do espaço, do mundo, da terra, do habitar e da casa. Para isso, foram utilizadas, principalmente, leituras que permeiam o segundo Heidegger, nas obras entre 1936 e 1969, e as obras de Bachelard mais ligadas a terra e ao espaço, entre 1933 e 1948. Desse modo, após várias reflexões sobre as semelhanças e dessemelhanças de ambos os filósofos, foi possível encontrar os pontos de (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24. Interdividualidad colectiva y formas de la invisibilidad : Brasil y México.João Cezar de Castro Rocha - 2017 - In Carlos Mendoza-Álvarez, José Luís Jobim, Méndez Gallardo & B. Mariana (eds.), Mímesis e invisibilización social: interdividualidad colectiva en América Latina. Ciudad de México: Universidad Iberoamericana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Even now, now, very now.João Cezar de Castro Rocha - 2023 - Contagion: Journal of Violence, Mimesis, and Culture 30 (1):47-67.
    In lieu of an abstract, here is a brief excerpt of the content:"Even now, now, very now"Mimesis's and Imitation's TemporalitiesJoão Cezar de Castro Rocha (bio)Had we but world enough and time.—Andrew Marvell, "To His Coy Mistress"THE EMPIRE OF NOWNESSIn the contemporary world our lives seem to become ever more Girardian, and to such an extent that even everyday language speaks of this circumstance. I think especially of a tool that is omnipresent in our societies: One just has to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  29
    Incompatibilidade trabalho prescrito-trabalho real: um diálogo entre a ergonomia da atividade ea psicodinâmica do trabalho;(In) Compatibility assigned work–real work: a dialogue between activity ergonomy and psychodynamics of work.Mário César Ferreira & Paloma Castro da Rocha Barros - 2002 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 16:115-128.
  27.  9
    Padre Amadeu: A empatia no ensino de filosofia.Alexandrina Paiva da Rocha - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):25.
    Eu assim, como muitos educandos, compartilho a ideia de que deve acontecer um vínculo entre professor e estudante para que o processo de ensino e aprendizado seja bemsucedido. Quando criamos um vínculo com um professor, nos afeiçoamos mais à disciplina. O Padre Amadeu foi uma exceção à minha pretensa regra juvenil: embora eu tenha sido sua aluna em única disciplina, História da Filosofia do Medievo,, foi o suficiente para estabelecer um elo que se mantém. Isso porque o Padre Amadeu é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  29
    O Lado B da filosofia antiga.Rodrigo Pinto de Brito & Carol Martins da Rocha - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 27:02701-02701.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Epistemologia e Currículo: registro do II Workshop de Filosofia e Ensino da UFRGS.Gisele Dalva Secco, Ronai Pires da Rocha, Daniel Simão Nascimento, Nastassja Pugliese, Frank Thoma Sautter, Marta Vitória de Alencar & Renato Matoso Brandão - 2015 - Porto Alegre, RS, Brasil: Federal University of Rio Grande do Sul.
    O livro reúne textos apresentados no II Workshop de Filosofia e Ensino, realizado na UFRGS em 2015, com a temática "Epistemologia e Currículo" -/- .
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    Ao professor José iran: Uma saudação à docência.Alexandrina Paiva da Rocha - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):26.
    A formação de professores é um tema que deve ser mais discutido. Esse processo formativo não se dá apenas no âmbito teórico, com a discussão sobre o ensino de filosofia. Acredito que um dos processos importantes para tal formação é compreender nosso histórico como estudantes durante a trajetória acadêmica para decidirmos que tipos de professores queremos nos tornar quando nossa formação estiver institucionalmente finalizada. Tal não corresponde de fato a nossa realidade, uma vez que a formação de professores é continua. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  20
    Cultura bioética y conceptos de enfermedad: el caso House.Antonio Casado da Rocha & Cristian Saborido - 2010 - Isegoría 42:279-295.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A construção da educação como cuidado de si em Kierkegaard.Carlos Alberto Medino da Rocha - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):79-84.
    O presente trabalho procura refletir sobre o processo de construção da educação como uma “educação da interioridade” que parte de uma concepção do cuidado de si, a partir do viés do pensamento filosófico do dinamarquês Sören Kierkegaard. Num primeiro momento, aponto paro o seu conceito de existencialismo, que versa a construção de um indivíduo singular, voltado para sua existência individual; e, num segundo momento, apresento, ainda, que de forma breve, a relação entre o mestre e o discípulo marcada na obra (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    As Vinte e Uma Faces de Exu Na Filosofia Afrodescendente da Educação.Aline Matos da Rocha - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:203-207.
    Resenha de: SOARES, Emanoel Luís Roque. As vinte e uma faces de Exu na filosofia afrodescendente da educação. Cruz das Almas/Belo Horizonte: EdUFRB/Fino Traço, 2016.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    Ecofenomenologia no imaginário da filosofia da natureza em Bachelard.Gabriel Kafure da Rocha - 2023 - Princípios 30 (61):72-86.
    O presente artigo tem como objetivo fazer uma cartografia das possibilidades Ecofenomenológicas acerca do imaginário da natureza na filosofia. Tal intento se dá pelo fato da filosofia enquanto disciplina não ter materiais didáticos diretamente ligados a essa perspectiva quando em diálogo com as ciências naturais. Apesar de termos diversos pensadores contemporâneos no âmbito da filosofia que tratam de questões como a natureza, ecologia e meio ambiente, é a partir de pensadores como Bachelard, Gadamer, Merleau-Ponty, que queremos fazer uma interpretação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Sobre Os Lugares da Filosofia.Ronai Pires da Rocha - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):01-22.
    Introdução Nos dias 4 e 5 de novembro de 2019 realizou-se, na Universidade Federal de Santa Maria, um “Encontro Regional da Residência Pedagógica em Filosofia”, sobre o tema dos “lugares da Filosofia”. A primeira parte da minha fala no evento foi dedicada à discussão de aspectos particulares do currículo local, em especial a questão dos critérios de decisão que levamos em conta nas reformas curriculares. Fiz uma breve revisão da história do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFSM, que tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí e as filosofias esc(r)utáveis da cosmologia e instituições socioculturais Oyó-Iorubás.Aline Matos da Rocha - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Este artigo busca esc(r)utar o pensamento da filósofa iorubá Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, que modifica nossa compreensão das culturas africanas, notadamente em relação à raça e ao gênero. Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí ao nos chamar a atenção que antes da colonização britânica a sociedade Oyó-Iorubá do sudoeste da Nigéria não se organizava em torno de hierarquias decorrentes da di-visão por corpo generificado, mas da senioridade, nos apresenta cosmologia e instituições socioculturais Oyó-Iorubás assentadas na cosmopercepção de quem não é permanentemente e indefinidamente mais velho ou (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    Subjetividade E poética no pensamento de Kierkegaard.Gabriel Kafure da Rocha - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):34-44.
    A maneira como o movimento kierkegaardiano coloca a subjetividade como verdade se opõe à sistematização da massa e traz a questão de uma visão valorativa da poética como possibilidade de uma ética. A questão que permeia essa ética é o que é o real, este não pode ser mais simplesmente o idealismo racional, mas uma realidade poética histórica da subjetividade que faz possível ver que o homem exercer a liberdade da escolha como auto-construção de si. O homem encontra uma incapacidade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  24
    Considerações sobre O método, a ordem E o entendimento em René Descartes E benedictus de Spinoza.Emanuel Angelo da Rocha Fragoso - 2006 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 33:53-64.
    El orden geométrico consiste en partir de definiciones y axiomas evidentes por sí mismos. El paralelismo entre ambos órdenes en el sistema de Spinoza, el ordo cognoscendi y el ordo essendi, hace posible postular la intensidad total de lo real, implicando necesariamente una semejanza entre el entendimiento finito, en cuanto productor del primer orden, y el entendimiento infinito, en cuanto productor del segundo orden, ausente en el cartesianismo. Martial Gueroult afirma el método como geométrico en Descartes porque obedece estrictamente a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39. Tratado político de Rocha Pita.Sebastião da Rocha Pita - 1972 - Brasília: Instituto Nacional do Livro. Edited by Heitor Martins.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Roupnel e Bachelard: devaneios e espacialidades geopoéticas.Gabriel Kafure Da Rocha - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    A presente investigação pretende defender a ideia, como homenagem após os 60 anos da morte de Gaston Roupnel, de que há uma influência que vai além da noção de Instante como descontinuidade sobre Bachelard. Por essa via, a virada da filosofia bachelardiana para a crítica literária e poética perpassa uma cosmovisão influênciada por Roupnel em Siloë. Ao ter acesso direto a esse texto percebe-se que ali se dá um recomeço, uma nova ontogênese da vida para a ideia de devaneios espaciais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Pelo caminho das letras e do patrimônio cultural: culturas afro brasileiras nas revistas de Duque de Caxias/RJ.Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra & Eliana Santos Da Silva - 2017 - Odeere 1 (2).
    O presente estudo se propõe analisar como a produção de conhecimento, em dois periódicos locais em Duque de Caxias: a Revista Hidra de Igoassú e a Revista Pilares da História, abordam a temática das culturas afro brasileiras. Assim, o objetivo é identificar como os agentes de produções estão conectadas as agências na cidade de Duque de Caxias e como articulam as produções para projetação e divulgação de ações patrimoniais na cidade. Palavras-chave: Baixada Fluminense, Culturas afro brasileiras, História Local.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Medical students’ and residents’ views on euthanasia.Rogério Aparecido Dedivitis, Leandro Luongo de Matos, Mario Augusto Ferrari de Castro, Andrea Anacleto Ferrari de Castro, Renata Rocha Giaxa & Patrícia Zen Tempski - 2023 - BMC Medical Ethics 24 (1):1-9.
    Background Doctors are increasingly faced with end-of-life decisions. Little is known about how medical students approach euthanasia. The objective of this study was to evaluate, among medical students and residents, the view on euthanasia and its variants; correlate such a view with empathy and religiosity/spiritualism; and with the stages of medical training in Brazil. Methods This is an exploratory cross-sectional study using an online questionnaire to be filled out on a voluntary basis among medical students and residents, consisting of: socio-demographic (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    O Desvelamento de Mulheres Na Ciência e Na Filosofia Como Aporte À Construção da Autonomia, Emancipação e Emponderamento Feminino.Santiago Pontes Freire Figueiredo & André Luiz Rocha - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):133-142.
    Ao longo da história, as mulheres foram colocadas à margem dos direitos sociais. Apesar disto, foram responsáveis por inúmeras contribuições nos saberes de modo geral. Como afirma Costa e Silva (2000, p. 8): “Não obstante o impacto visível de algumas modificações concretas, a maioria das pessoas, incluindo aí homens e mulheres, mesmo entre setores mais instruídos, continuam a pensar de acordo com esquemas patriarcais antigos”. A partir desta reflexão surge um questionamento: Por que, no ensino médio, se estudam pouquíssimas mulheres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Congressos de estudos clássicos.Maria Helena da Rocha Pereira - 1959 - Humanitas 11:221.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Cultura bioética y conceptos de enfermedad: el caso House.Antonio da Rocha & Cristian Saborido - 2010 - Isegoría 42:279-295.
    En la intersección entre la ética aplicada y los estudios sobre divulgación científica en los medios, este trabajo propone un concepto de «cultura bioética» y lo aplica a la exitosa serie de televisión House. Nuestro análisis de la serie muestra la relación existente entre la tensión entre autonomía del paciente y paternalismo médico presente en la teoría bioética y la práctica asistencial, por un lado, con el debate abierto en filosofía de la medicina entre posiciones naturalistas y normativistas sobre los (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    Niveles éticos y gestión de residuos: Evaluando el sistema de recogida selectiva “puerta a puerta”.Antonio Casado da Rocha - 2013 - Dilemata 13:209-229.
    This paper aims to study from the perspective of bioethics the controversy about door-to-door waste collection (DtD). Three goals are pursued: (1) to provide terms of comparison between different systems of urban waste management, (2) to distinguish the specifically ethical issues introduced by DtD, and (3) analyze its innovative character as a social technology. After briefly considering the state of the art, in which a bibliographical revision shows that the ethics literature has relatively neglected this topic, Siurana’s “moral compass” is (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  29
    Pensar a raça: Educação como prática da liberdade para superação do racismo.Patricia Ketzer & Róbson Peres da Rocha - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022015.
    O presente artigo aborda a importância de uma educação como prática da liberdade contra o racismo, através de pesquisa bibliográfica. A partir disso, dividiremos o trabalho em três partes: num primeiro momento traremos o diagnóstico do avanço do neoliberalismo, responsável pela precarização da escola e do trabalho docente, que tende a enfraquecer os mecanismos de proteção às minorias. Em seguida, abordaremos o racismo, como uma construção social baseada na ideia de raça, que a partir da racialização produz lugares sociais de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    Biobancos, cultura científica y ética de la investiación.Antonio Casado Da Rocha - 2010 - Dilemata 4.
    Biobanks challenge the traditional model in research ethics, in which the autonomy of subjects donating samples for biomedical research is to be protected by means of informed consent. This paper identifies a global trend towards governance models more favourable to research, in which a single act of consent is used to authorize a wide range of research projects. It argues that the protection of autonomy is often understood just as the requirement to sign an informed consent form; but the autonomy (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    Tratado político (1715).Sebastião da Rocha Pita - 2014 - São Paulo, SP, Brasil: EDUSP. Edited by Eduardo Sinkevisque.
    Do alambique de Sebastião da Rocha Pita, João Adolfo Hansen -- Historiarum Copia, História Seleta : o Tratado Político (1715) de Sebastião da Rocha Pita -- Tratado político (1715), Sebastião da Rocha Pita -- Glossário -- Índice de matérias -- Índice onomaśtico -- Índice mitológico -- Índice bíblico -- Índice geográfico -- Índice de batalhas -- Índice de máximas políticas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  39
    Dissertações e Teses v. 4 n.7.Maria da Penha Nunes da Rocha & Suzana dos Santos Gomes - 2005 - Horizonte 4 (7):163-164.
    ROCHA, Maria da Penha Nunes da. As estratégias de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus. GOMES, Suzana dos Santos. Tessituras docentes de avaliação formativa.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991